
Aventuras em Massachusetts, Cape Cod, Hyannis!
Primeira vez que conheço esse Estado, recheado de lugares lindos e com uma experiência nova, viagem de trem nos Estados Unidos (antes só tínhamos usado esse meio de transporte na Europa). Quem planeja visitar o Estado de Massachusetts recomendo altamente incluir Cape Cod no roteiro. Cape Cod, uma península em forma de gancho do estado norte-americano de Massachusetts, é um destino popular no verão. É o local de aldeias pitorescas, barracas de frutos do mar, faróis, lagoas e praias da baía e do oceano.
Começamos a aventura na estação Amtrak de Cumberland, Maryland para Washington, DC, numa viagem que durou 3 horas, aproveitando para ver a paisagem do percurso. Algumas horas em DC até esperar o nosso próximo trem que nos levaria a Boston. Claro, que aproveitamos o tempinho para dá um giro pela capital americana (já tem post aqui), depois um pulinho na Gallery of Art para tirar foto com a escultura do galo azul (que ainda não tinha na minha coleção de fotos de Washington).
Já em Boston, para aproveitar o Domingo, embarcamos logo para Cape Cod em um ônibus. De Boston partem ônibus da bus station (rodoviária) a cada 30 minutos para a ilha de Cape Cod, com duração de 1 hora e cinquenta minutos (foi a opção que escolhemos e como chegamos em Boston de DC pela south Station foi colado a essa estação que ficava a estação de ônibus, então só foi saindo de um e indo pegar o outro, com tickets comprados pela internet ), mas há também trem.
Então, nosso ponto de chegada em Cape Cod foi Hyannis e ficamos num hotel bem em frente ao harbor, onde no próximo dia pegamos a lancha Express da empresa Hyline e fomos para Martha’s Vineyard (outra ilha) e escolhemos chegar em Oak Bluffs, onde tem as casinhas “gingerbread” que tanto queria conhecer!
Vou começar apresentado Hyannis, com suas praias e uma encantadora main street. Reservo uma postagem separada para Martha’s Vineyard.
No centro da cidade de Hyannis, o Museu John F. Kennedy é a primeira parada na Kennedy Legacy Trail através do centro da cidade,.
Hyannis é muitas vezes referida como a “Capital do Cabo”, devido à sua posição em Cape Cod, tanto geograficamente como economicamente. Ela fica na seção Mid-Cape de Cape Cod, a meio caminho entre o continente de Massachusetts e o ponto mais distante em Provincetown. Hyannis também possui um porto mundialmente famoso e um aeroporto, o que a torna um centro de transporte principal para o resto de Cape Cod, juntamente com as ilhas de Martha’s Vineyard e Nantucket. A maioria das lojas, restaurantes, com mesinhas nas calçadas (como gosto) e atrações podem ser encontrados ao longo da Main Street, que forma o coração do centro de Hyannis. Durante os meses de verão, a área fica “fervilhando” à noite, quando os restaurantes e clubes estão cheios de turistas e visitantes. Há até um carrossel e uma arcada iluminada à noite. Na Main Street está o Kennedy Museum, com uma estátua do President John F. Kennedy na entrada. É conhecida por praias como a ampla Kalmus Park Beach e o complexo Kennedy, no vizinho Hyannis Port. O Museu John F. Kennedy Hyannis narra as férias em família do presidente dos EUA assassinado por meio de vídeos .
Descobrimos assim que chegamos em Hyannis que tinha um Trolley que roda a cidade toda, indo até as praias, totalmente free também. A gente fica até boquiaberto quando encontra essas “cortesias” onde tudo é cobrado! Bem, mas aproveitamos várias idas e vindas a todos os lugares, pois tínhamos pretensão de andar, pois assim fazemos o nosso próprio tempo, porém já que poderíamos entrar e sair do ônibus a cada 45 minutos que ele passava, deu para descansar as pernas bastante. O negócio é pesquisar, conversar bastante com as pessoas locais , aí vai se descobrindo dicas preciosas. Sempre procure revisões online de onde comer melhor por um custo razoável, alternativas de transporte público (pois pode diferir de preço de uma empresa para outra).
O vilarejo de Hyannis fica na cidade de Barnstable, devido a sua localização é ideal para passeios de um dia a Provincetown (a uma hora de carro) e às ilhas de Martha’s Vineyard e Nantucket, que são facilmente acessadas por ferry a partir de Hyannis Harbour. Mas Hyannis histórica e descontraída também é um destino em si – como a família Kennedy deixou claro para o país quando passava o verão em suas icônicas residências costeiras em Hyannis Port.
Ao longo da Ocean Street, você encontrará o Harbour District, onde visitantes e moradores atracam seus barcos e iates. É também onde você pode pegar o ferry para viajar para as ilhas. A área do harbor possui muitos restaurantes e também algumas lojas.
Das duas praias que fomos gostei mais da do Yate Clube, ou Veteran’s park beach, porque tem uma área própria para quem quer ir fazer piquenique , além de que é lá que está o Garden do Memorial JFK.
Fiquei fascinada com essa cidade, em todos os cantos há flores. Tudo é vibrante e colorido em cada canto que se vai, fica-se com a impressão que estamos num “mundo do faz de conta” ou num mundo encantado. Me senti a própria Alice no País das Maravilhas.
Nesse estado há uma imensa quantidade de brasileiros vivendo por lá, só em Hyannis, segundo um patricio que dirigia um Uber, há cerca de 15.000 naquela redondeza.
Dica: se tiver tempo curto, escolha Hyannis e Oak Bluff, em Martha1s Vineyard, porém se puder levar mais dias, inclua Nutcked e Princetown, um dia em cada um é suficiente. Não deixe de visitar alguns “lighthouses” (são símbolos daquela região)
1. Chegando, by bus, direto de Boston para Hyannis (passagem custa $42 dolares ida e volta p/pessoa)
- Interior
- Um cafezinho para espertar
- chegando
2. Hyannis Transportation Center (local centralizado para ônibus e trens)
3. Hotel que ficamos (Hyannis Harbor Hotel, bem localizado)
4. Passeio de Trolley pela cidade
5. Main Street de Hyannis (fiquei encantada)
Main Street onde encontramos mais lojas e cafés ao ar livre. Observou as velas nos postes de luz? Vimos isso por toda a cidade e elas refletem a importância de passear de barco para a vila de Hyannis.
- Este carro vira boat quando entra no mar
- Este é Iyannough, um líder nativo americano da tribo Mattachiest na área do que é agora a cidade de Barnstable. Atrás dele é a vila verde.
- Vila Verde do Distrito Cultural
- O Distrito Cultural é a área ao redor da vila verde, onde são realizados vários eventos.
- Distrito Cultural
- Village Green
6. Museu John F. Kennedy (localizado na Main Street).

A casa de verão dos Kennedy ficava em Hyannis e o ex-presidente John F. Kennedy passou muito tempo aqui. A antiga prefeitura foi transformada no Museu JFK.

No Village Green, na Main Street, em Hyannis MA, com uma estátua de Iyannough, que fez amizade com os primeiros colonos ingleses. “Hyannis” é uma variação do nome dele.
7. Memorial John F. Kennedy (localizado na praia dos Veteranos)
- Placa da entrada do Memorial
- Placa sobre o legado da trilha dos Kennedys
- Veteran’s Park Beach recebe esse nome porque foi dedicado àqueles que lutaram na Guerra da Coréia.
- O memorial de John F. Kennedy foi erguido pelo povo de Barnstable em 1966 e tem vista para Lewis Bay e Veteran’s Park Beach.
- Arborizado e organziado
- Atrás está a praia
- Memorial
- Muito bem cuidado com plantas
- E flores…
- Eu não posso ver flores
- muitas flores
- Tem uma fonte no meio
- Esta é a Veteran’s Park Beach, a praia mais próxima do centro de Hyannis. Aqui você pode assistir os barcos e as balsas passarem na baía de Lewis à distância.
- Yat Club Hyannis
- Águas calmas e mornas
- Neste dia não tinha muita gente
- Barcos atracados
- Se pudesse não saia da água
- Tem até bancos para a preciar o mar
- E brincadeiras para crianças
8. Kalmus Beach
- The best Lobster Roll ever!
- Conchas a perder de vista
- Muitas conchinhas
- Algas
9. Bismore Park
(O Bismore Memorial Park é o local de várias “Art Shanties”, fornecidos pelo Distrito Cultural HyArts. Na temporada, os compradores que procuram mercadorias exclusivas devem definitivamente conferir esta área.)

Gostoso andar por esse boardwalk.. Ao longo da Ocean Street, você encontrará o distrito do porto, onde visitantes e residentes atracam seus barcos e iates.