Martha’s Vineyard com suas lindas casinhas”gingerbread”

Tinha muita vontade de conhecer essa ilha de tanto que ouvia falar e já tinha lido a respeito. Pronto, aconteceu. Fiquei encantada com tudo.

Martha’s Vineyard, uma ilha de Massachusetts, fica no Atlântico, ao sul de Cape Cod. Uma colônia de verão de longa data na Nova Inglaterra, abrange cidades portuárias e faróis, praias e terras agrícolas. É acessível apenas por barco ou por avião. A ilha é dividida em seis pequenas cidades/colonias e a porta de chegada é por Oak Bluffs, que goza de uma reputação como uma das cidades noturnas mais ativas da ilha para residentes e turistas. Era conhecida como “Cottage City” desde a sua separação de Edgartown em 1880.

Aqui tudo é mais caro, pois por muito tempo era o lugar preferido dos da alta corte para veraneio. Ainda hoje viver na ilha tem um alto custo. No verão os preços sobem ainda mais com a corrida turística para esse pedacinho do paraíso. Mas também é tudo pertinho e com ruas floridas feito Hyannis, só que em menor escala.

O negócio mais lucrativo por aqui, fora o ramo de comidas, é claro, é o comércio de aluguel de bicicletas e motos, pois como os vilarejos são pertos uns dos outros, quem não quer pegar ônibus, prefere as bikes.

Tem para todos os estilos…

Chegando em Oak Bluffs, Martha’s Vineyard!

Porto de Oak Bluffs

Cais de Oak Bluffs

Vilarejo de Oak Bluffs

Pier de chegada

Saindo da lancha…

Dockside

Chegamos em Oak Bluffs e do harbor fomos direto para a main street, que é logo ali colada. As pessoas são muitos simpáticas, lhe oferecem ajuda e indicações com o riso no rosto.

E  como ainda tem gente bacana nesse mundo!!! Conhecemos um senhorzinho, sentado num banco de uma pracinha muito linda,  onde paramos para nos refrescar, porque o calor e abafamento estavam terríveis, que nos disse sentava naqueles bancos todos os dias, quando não está na sua imobiliária, pois é aposentado, fez questão de dizer. Sabe de tudo o que acontece na ilha e nos contou que quando mudou para lá há muitos anos sua casa valia 150.000 mil dólares e agora vale meio milhão de dólares, assim como a maioria das casas daquele pedacinho de paraíso. A princípio, parecia solitário e vestido bem humildemente, mas muito culto, em poucos minutos descobrimos muitos fatos locais 😀 (descobrimos porque quem conhece meu marido sabe como ele é tagarela e perguntador…rsrs). Se ofereceu alegremente para nos levar ao “Camp Meet Association”,  quando soube que era para lá que nos dirigíamos. O lugar das tais casas coloridas, fofas e padronizadas, as famosas “gingerbread houses”. Nos contou a história delas. Na realidade são habitadas, as pessoas compram as casas, mas não têm direito ao lote, que vai sempre pertencer a cidade. Tem regras para modificar e até a tonalidade da cor que vai pintar tem que ser aprovada pela prefeitura (E eu que pensava que as tais casinhas, parecendo mais casas de bonecas,  eram fakes , só para atração local,  conversei com a dona de uma delas, que estava cortando as flores secas do seu canteiro, ela morava na Flórida e disse que se apaixonou pelo local).

Tudo começou lá em 1800 quando os moradores locais começaram a construir casas de madeira competindo para ver quem tinha a casa mais bonita, mais ornamentada. O resultado foram casas bastante coloridas (lembrando a cobertura de doces e bolos) detalhes em madeira que lembram açúcar de confeiteiro 😀 O resultado geral não poderia ser mais lindo: casas coloridas contrastando com aquele mar azul, o céu limpinho e grama cortada. Realmente o combo perfeito, a cara do verão?

Camp Meeting Association, o lugar das “gingerbread houses”

Essa é a casa mais fotografada de todas

Acho que é a única que não tem morador…

Frente da casa

Portão lateral

Vale a pena olhar as fotos das casas em tela cheia, para ver os detalhes!

Tabernáculo, com estrutura de ferro, onde são feitas as reuniões da Associação e já teve até colação de grau aí. Localizado no coração de Oak Bluffs, o MVCMA (Martha’s Veneyard Camp Meet Association) supervisiona a área conhecida como The Campground, que inclui muitas das coloridos e famosos Gingerbread Cottages.

Numa formatura (essa foto foi via google)

Olha como é lindo o formato por dentro

Também me apaixonei por essa, conversei com a dona que estava cortando as flores secas.

Um primor!

Jardim de frente da casa

Depois de um giro por Oak Bluffs, pegamos um ônibus e fomos até Edgartown, tudo muito pertinho, para conhecer a tal da ponte onde foi filmado o primeiro “jaws” (tubarão), ficou famosa e todos querem pular da dita cuja, menos eu 😀 mas é uma praia linda, com águas calmas e mornas. Em seguida, nos dirigimos ao centro de Edgartown para conhecer uma dos lighthouses (farol) que são ícones no Estado de Massachusetts, principalmente Cape Cod, aproveitamos e ficamos na praia até a tarde cair, quando retornamos para Oak Bluffs pois tínhamos que pegar o barco de volta para Hyannis. Assim encerramos nossa visita a Cape Cod, com louvor!

Praça à beira-mar, em Oak Bluff, onde pegaríamos o ônibus local para Edgartown

Esperando o ônibus, mas de olho nas flores.

Rumo a Edgartown

Joseph Sylvia State Beach (onde foi filmado o primeiro filme “Jaws”)

Joseph Sylvia State Beach

Caminho para visitar a Edgartown Harbor Lighthouse (claro que tudo isso à pé)

harbor do lighthouse

Harbor do Lighthouse

A caminho da lighthouse

Um bom pedaço caminhando na areia

Mas parece que pulou na minha frente…

Finalmente…

Hora do banho…

Delícia de água

Fresquinha, para amenizar o calor da caminhada

Um barquinho patriota…

Voltando para Oak Bluffs novamente, uma parada para comer e apreciar o cais do porto, com seus vários restaurantes, bares e barcos de passeios que saem e chegam toda hora.

Um dos Piers na cidade

Beira mar de Oak Bluffs

Porto…

Bar

Lobsterville Bar & Grill, parte de baixo

Lobsterville, parte de cima

E chegou a hora de voltar, com chave de ouro esse pôr do sol…

Até qualquer dia Martha’s Vineyard

Quem estiver interessado em visitar esta ilha de Massachusetts, aqui neste site encontram-se todas as informações do que comer, onde se hospedar, como chegar lá e outras interessantes informações. visit marthas’s vineyard

It’s only fair to share…