Buenos Aires, Argentina

Nossa viagem para Buenos Aires fui há muito tempo, muitas coisas já mudaram e aconteceram por lá. Não tinha nenhuma idéia que um dia iria escrever um blog sobre viagens e naquela época íamos aos lugares e nem procurava saber antes onde iríamos, tudo por acaso! 🙂

Porém algumas coisas ficaram na mente e foi só uma atualização rápida na net para constatar o nome de lugares e coisas que vi, mas não registrei, por isso utilizei as fotos do google para ilustrar e falar dos lugares com mais propriedade, poucas que consegui guardar e algumas do meu filho em recente visita, não querendo deixar passar em branco essa experiência de viagem no meu blog. Lembro do passeio à Casa Rosada, da Plaza de Mayo, de ficarmos sentados nessa praça dando comida aos pombos. Lembro também da coisa que nós brasileiros mais gostamos: comprar … rsrsrs… e assim foi que percorremos à Rua Florida todinha à pé, entrando e saindo de lojas e parando nos restaurantes.

Falando em Plaza de Mayo, palco das maiores manifestações políticas, onde fica a La Casa Rosada (a sede da presidência da República Argentina) , esse é o lugar mais importante da cidade, portanto programe-se para passar algum tempo nesta praça historicamente e politicamente significativa, ver a Casa Rosada onde o Presidente da Argentina trabalha e onde Juan e Eva Perón pronunciaram discursos famosos de suas varandas.
Além de alimentar os pombos e as pessoas assistindo, também é um epicentro para demonstrações. As mães e avós de pessoas que foram “desaparecidas” pelo governo durante a Guerra Suja dos anos 70 e início dos anos 80 – Las Madres de Plaza de Mayo – realizam sua marcha semanal na praça. Você também encontrará muitos protestos contra a ocupação britânica e a propriedade das Ilhas Falkland (“Las Malvinas”).

Buenos Aires é a capital e cidade mais populosa da Argentina e localizada na margem ocidental do estuário do Rio de la Plata, na costa sudeste do continente sul-americano.

Casa Rosada

Em frente à Casa Rosada

Alimentando os pombos <3

La Casa Rosada

Monumento na Plaza de Mayo

Meu filho, em frente à Casa Rosada.

Passeie na Avenida Corrientes, que é uma das principais e mais famosas ruas de Buenos Aires e é nela que está localizado o Obelisco. É a “rua que nunca dorme” e você pode fazer o seu caminho pela cidade, vagando por ela. A movimentada Avenida Corrientes passa pelo Microcentro, distrito financeiro, pela rua comercial de pedestre, Calle Florida e pelo Obelisco. Existem inúmeras livrarias, cafés, pubs, teatros e lojas ao longo de suas bordas. Se não quiser fazer o percurso por si próprio, há passeios a pé que exploram a área circundante que começam em torno do Congresso Nacional.

Congresso

Praça do Congresso

Então, as ruas que não pode deixar de passar são: Rua Florida (Calle Florida), que é a ruas das compras, com várias lojas e a Galerias Pacifico que é um shopping com uma decoração incrível e com grandes lojas.

Galerias Pacifico

Rua Florida, só de pedestres

Calle Florida, ou Rua Florida

Ainda a Rua Florida

O que percebi é que Buenos Aires é uma cidade noturna, parece que tem mais pessoas a noite nas ruas que durante o dia, outra diferença é que a vida noturna começa tarde tanto para jantar (o hábito é sair para jantar depois das 21h quase 22h), como para quem gosta de baladas, pois a cidade é ótima para as noitadas que começam depois de 1h da manhã e vai até o começo da manhã. Ao contrário dos Estados Unidos, depois das 21h é difícil encontrar restaurantes abertos para jantar.

O Tango é a dança típica do país, uma mistura de drama, paixão e sensualidade! Pode-se ver várias demonstrações da dança por toda a cidade desde as grandes casas de shows até ao ar livre, nas ruas.

Tango na rua

Buenos Aires lhe espera com seus bifes incríveis, vinho tinto e muitos lugares pitorescos para lhe ocupar por dias. Esta cidade raramente dorme e você terá a chance de explorar muitas feiras ou mercados de fim-de-semana, excelentes estabelecimentos gastronômicos, locais históricos, praças e museus durante a sua visita.

Saboreie um cálice de malbec, coma uma empanada no parque, ou saia e pratique suas habilidades de tango … ou deixe isso para os profissionais. Quando estiver cansado de explorar e fazer compras, peça um café com leche e relaxe ao lado dos Porteños (como se chama a gente da cidade), no estilo deles. “A Paris da América do Sul” com seus cafés intermináveis, discotecas, comidas deliciosas e arquitetura européia estará pronta para quando você se recuperar.

Um dos restaurantes indicados para provar um bom steak, acompanhado de um malbec é o La Cabrera. Afinal de contas você está na Argentina, aqui a carne e o ato de se reunir para um churrasco (conhecido como “asado”) é uma grande parte da cultura argentina.

La Cabrera restaurant

Não pode sair de Buenos Aires sem comer as Empanadas. É o lanche argentino por excelência, pequenos pastéias que vêm em formas infinitas e são vendidos em todos os lugares do kiosk de rua casual até as estações de ônibus, padarias e restaurantes. A massa pode ser cozida ou frita, e o interior pode conter qualquer coisa, desde carne picada até frango desfiado, presunto e queijo, cebolas ou cogumelos.

Empanadas

Prove também alguns Dulce de Leche and Alfajores. Dulce de leche é um super doce, pegajoso e à base de leite, remanescente do caramelo. É um favorito argentino. Pode espalhá-lo em torradas ou crepes, complementar o sorvete, ou comê-lo entre bolachas ou biscoitos – o que realmente criaria a popular sobremesa conhecida como “alfajor”. Você também pode comprar esses sanduiches de biscoitos recheados, mergulhados em Chocolate em muitos kiosks, cafés ou supermercados.

Alfajores

Confira o Bairro colorido de La Boca. Para aqueles edifícios icônicos, vibrantemente pintados e dança de tango na rua, vá até o bairro de La Boca durante o dia para excelentes fotografias. Enquanto alguns atestam que a área é um pouco desagradável à noite, este bairro agitado é o lar de duas principais atrações turísticas: a famosa rua colorida Caminito, cheia de obras de artistas, e La Bombonera, o estádio do mundialmente famoso futebol dos Boca Juniors e seu fã clube. Vagueie as ruas de paralelepípedos e saia antes do anoitecer. Clique nas imagens para vê-las em tela cheia.

La Bombonera

Para concluir, quando fui ainda não tinha essa linda obra de arte, mas fiquei encantada quando descobri, ficando para um futuro próximo ir checar de perto. É a Floralis Genérica, um dos monumentos mais singulares da cidade, exibida permanentemente na Plaza das Nações Unidas. A enorme flor de aço inoxidável foi projetada pelo arquiteto argentino Eduardo Catalano e doou para a cidade no ano de 2002.

Em seguida, uma visão da Woman’s Bridge, ou Ponte das Mulheres, quando da visita do meu filho e nora nesta bela capital argentina!

It’s only fair to share…
Share on FacebookShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone

Leave a Comment