Viena – Áustria
Viena é a capital da Áustria e conhecida como a capital da música erudita. Às margens do Rio Danúbio, ela deu à luz gênios da música como Strauss e Schubert, além de abrigar por anos Mozart, Brahms, Mahler e Liszt. Mozart tem um comércio de souvenirs enorme em torno de sua figura, inclusive concertos e artistas de ruas que “encarnam” o personagem.Olha a minha pose ai perto do artista..rsrs
As maiores cidades austríacas são: Viena, Graz, Salsburgo, Linz e Innsbruck. O idioma oficial é o alemão. Viena é uma das 10 cidades do mundo mais caras para turistas.
Viena tem atrações para todos os gostos, mas nenhum roteiro pode deixar de fora a história local. A sugestão é começar seu passeio na rua Philharmoniker, onde está o Hotel Sacher. A construção que hoje abriga o luxuoso estabelecimento já foi antes o Kärtnertortheater, onde, em 1824, foi apresentada pela primeira vez a 9ª Sinfonia de Beethoven. O compositor, já surdo na época, foi aplaudido por 20 minutos pelo seu público graças à beleza de sua obra. (crédito:http://www.malapronta.com.br/blog/2011/11/16/conheca-viena-na-austria/
Muitos museus para visitar, o monumento a Johan Strauss, Palácio Schwarzenberg, Palácio e jardins de Belvedere, Ópera de Viena, Catedral de Santo Estevão, Parlamento austríaco, Academia de Belas Artes, Bosque de Viena e muitos outros lugares dependendo do seu tempo disponível.
Achei encantador andar muito pelas ruas movimentadas, principalmente na praça onde fica a Catedral de Santo Estevão – St. Stephen’s Cathedral (Stephansdom), que não pode deixar de ser visitada pela beleza de sua arquitetura, com estilo gótico, e foi também onde Mozart se casou, batizou seus filhos e teve seu funeral, em 1791. Essa praça é a Stephansplatz e fica no centro histórico de Viena, muito próxima a lojas de departamentos e também a lojas de grifes, melhores cafés e restaurantes. Tem umas carroças nesse local para levar turistas para passear, o cocheiro bota uma manta nas coxas por conta do frio e é um pouco caro fazer esse passeio, porém, como as gôndolas de veneza, é uma atração típica. Por trás dessa praça, fica também a casa onde Mozart viveu durante muitos anos com seus filhos.
A construção desta Catedral data do século 12, quando em plena idade média, Viena era apenas uma pequena praça, chamada Am Hof. A torre de 136 metros de altura é o ponto mais alto da cidade, equivalente a um prédio de 45 andares. Seu telhado é formado por 250 mil azulejos vitrificados e seu interior possui uma valiosa coleção de esculturas artísticas. Saindo da Catedral, siga na direção do rio Danúbio, para caminhar um pouco e conhecer algumas construções e vielas da cidade antiga.
Nessa metrópole, a casa de Strauss, compositor do Danúbio Azul, está preservada até hoje, com instrumentos musicais, partituras e objetos pessoais expostos ao público. Da mesma forma que as de Mozart e Beethoven.
A Ópera Nacional de Viena é a casa de apresentação mais conhecida e renomada, instalada num edifício antigo e com acústica interna excepcional.
Depois de uma caminhada, uma paradinha para um cafézinho vienense..rsrsrs..