
Itália..bela e encantadora Itália (parte 2)
Hoje vou falar de Pádua e Verona. Foi uma breve passagem, mas inesquecível.
Começando com Pádua (Padova, em Italiano), quero dizer que a cidade é conhecida internacionalmente por ser a cidade onde Santo Antonio, famoso franciscano português, também conhecido como Santo Antonio de Lisboa – por ter nascido lá – passou parte de sua vida e veio a falecer em 1231 (não morreu propriamente em Pádua, mas a caminho). Tem um pouco mais de 200.000 habitantes e também é sede de uma antiga e prestigiosa universidade, a Universidade de Pádua (uma das mais antigas do mundo e a segunda mais antiga da Itália, só perde para Bolonha ).
- Piazza Prato della Vale
Em Pádua se passa também parte da história da Peça A Megera Domada, de William Shakespeare.
Pádua está localizada na região de Vêneto, no nordeste da Itália. A cidade abriga a Basílica de Santo Antonio, mas ainda tem outros lugares que vale uma visita como a Piazza Prato della Valle (a maior praça da Itália), as Piazzas delle Erbe e della Fruta e a Cappella degli Scrovegni (que tem em seu interior uma enorme quantidade de afrescos de Giotto – pintor referência para os renascentistas ).

Capella degli Scrovegni (Foto by Paul Turner via flickr)

Universidade de Padua existe desde 1222 e teve entre seus professores Galileo Galilei, que viveu 18 anos de sua vida em Pádua (Foto by narasamdya via flickr)

Jardim Botânico de Pádua (Foto by Matthew Traucht via flickr)

Piazza delle Erbe (Foto by narasamdya via flickr)

Piazza Prata delle Valle (Foto by roberto boboviel via flickr)
VERONA
Ahhh Verona!! Famosa pela linda e triste história de amor de Romeu e Julieta, da peça de Shakespeare…No centro da cidade existe uma vila onde, pelo que conta a história, Julieta morava. Este é um grande marco da cidade, que recebe a fama de cidade dos namorados, atraindo centenas de turistas. E esse tem sido o principal atrativo para turistas do mundo todo: visitar a sacadinha da casa da Julieta.
Ela é uma pequena cidade que muito se parece com Pádua. Também fica na região de Vêneto. Pode ser visitada praticamente em um dia. Verona é cercada por uma muralha (como as cidades medievais em geral) e é cortada pelo Rio Adige. Possui várias pontezinhas, como a Pietra e a Scaligero, que permitem uma bela vista da cidade. Fica a menos de duas horas de Bologna, Veneza e Milão.
No período romano Verona gozou de importância e prosperidade e ainda hoje os restos daquele momento glorioso tornam famosa a sua história: a Arena, Teatro Romano, Porta Borsari, o Arco dei Gavi.

Arena romana (ou coliseu de Verona, como chamam). Construida no século I, é o terceiro maior anfiteatro do mundo. Em algumas épocas do ano, é palco de óperas, peças de teatro e festivais. Aberta diariamente. Paga-se para entrar. Estudante tem desconto.
Em geral você encontrará um lugar legal e aconchegante ao redor da Piazza Brà (a praça da Arena) que é o coração da cidade- o nome deriva do fato que um tempo era o campo suburbano, a “braida”- e é caracterizada pelo edifício símbolo da cidade, a Arena ou da Piazza Erbe (próxima à Casa da Julieta). E se quiser um lugar mais tranquilo, opte por algum café ou trattoria às margens do Rio Adige.
A cidade foi declarada patrimônio da humanidade pela UNESCO por causa da sua estrutura urbana e arquitetura.