Um Patrimônio pessoal: os lugares que conhecemos

Viajando por aí…

Vaticano

Um apanhado do texto da Fabíola Simões: “Como diz o poema de Fernando Pessoa: “Para viajar, basta existir”. O que precisamos é aprender a perceber o mundo de forma diferente. Aprender a perceber nós mesmos longe daquilo que pensamos ser essencial e que muitas vezes não é.

Viajar é a oportunidade de nos recriarmos de formas mais simples e descompromissadas, descobrindo que nosso mundo pode caber no espaço de uma mala, e que nossos pés ficam muito mais leves usando apenas chinelos de dedo ou meias confortáveis.

Nos apegamos ao nosso mundo, nossas coisas, nossos objetos… como se isso pudesse nos definir. Ter uma casa, um ou dois carros na garagem, um closet cheio de roupas e sapatos… tudo isso é bom e nos dá segurança, mas somente deixando tudo isso pra trás e seguindo com uma mala de rodinhas, podemos experimentar o que aguça nossos sentidos e nos sensibiliza por completo. Como quando nos emocionamos diante de uma música nova, um pôr do sol deslumbrante ou um sabor que nos faz suspirar.

De repente descobrimos que a vida pode ser declamada como pura poesia, basta a gente estar pronto e aberto a enxergar.

Fora do barulho e poluição das ruas, distante da urgência dos despertadores, longe das mesmas paisagens e sabores… podemos acolher quem somos de fato. E nos percebermos crianças diante do mundo que acontece como grande novidade.

Viajar pode ser a oportunidade de aprendermos a reagir positivamente diante dos imprevistos e descobrir que somos capazes de reinventar nossos planos usando a criatividade e a coragem. Me lembra um pouco da última viagem que fiz para a Itália, onde por certos momentos tive que lidar com situações imprevistas como por exemplo, resolver alguns “pepinos” de reserva de hotel para alguns amigos que não sabiam como lidar com a situação. Administrar a permanência em um determinado lugar devido ao pouco espaço de tempo. Se não sabe ir aos lugares, aprender a usar o GPS para guiar por caminhos nunca percorridos a pé. Viajar nos faz “abrir a mente”!

It’s only fair to share…
Share on FacebookShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone

Leave a Comment