Capadócia: Um Capítulo À Parte…

A postagem de hoje é de autoria de Felippe Calmon, que compartilha conosco sua linda experiência de viagem, nesse fantástico museu a céu aberto da Capadócia. Felippe é Jornalista e Produtor Cultural especializado em Marketing. Já atuou em emissoras de televisão (ESPN, Rede Globo, Shoptime) e em grandes eventos como a Jornada Mundial da Juventude, Rock in Rio e Rio2016. Seu lema? “Viajar é a alma do negócio”. Já viajou por muitos lugares desse Planeta. Muito grata, Lippe, por nos presentear com essa rica e bela experiência.

“Jorge vem de lá da Capadócia…” diz a letra da música que tornou a Turquia um lugar procurado, pesquisado e visitado por milhares de brasileiros. Na verdade, até então, Istambul era a principal – e talvez única – cidade cogitada como paraíso turístico por nossos patrícios neste país. Até uma novela aparecer e mudar completamente a percepção do Brasil como um todo.

A Turquia não é somente um país lindo a ser visitado, mas também nos leva por uma experiência profunda do novo e do desconhecido. Talvez possa dizer que foi uma experiência antropológica intensa. Afinal, acordar assustado às 4:40 da manhã com alguém rezando no seu ouvido não se traduza exatamente em um BOM DIA. Rsrs,,, Porém, a reação de susto do primeiro dia deu lugar ao entusiasmo de querer conhecer o novo e se permitir admirar uma “cultura”, uma “fé” até então desconhecidas. Os locais param qualquer tarefa 4 (quatro) vezes ao dia para rezar nas mesquitas e não se engane, caso você não consiga ir até uma, a oração é transmitida ao vivo e simultaneamente por milhares de autofalantes espalhados pela cidade.

O lado religioso do turco é apenas uma das surpresas desse povo. A energia e a receptividade deles é facilmente comparada à nossa. Eles são alegres, festeiros e extremamente calorosos no falar, no olhar e no agir. Impossível não se sentir “em casa”.  Até o calor de maio – época de nossa viagem – se assemelha a temperatura do sudeste brasileiro.

A Capadócia respira história e é literalmente um Museu a céu aberto. Digamos que sem muita reflexão deixa qualquer turista encantado. As suas casas-caverna e suas igrejas milenares escavadas à mão, metros e metros abaixo da terra, são impressionantes. Como será que milhares de pessoas viviam neste lugar fugindo de Impérios e perseguições religiosas? Pergunta que não quer calar..

Mas, vamos direto ao ápice da viagem? Qual seria o seu palpite?  O que há de mais especial e inacreditável na Capadócia?

Eram 3:40h da manhã quando despertamos para a maior aventura de nossas vidas: VOAR DE BALÃO!! Sim, ainda estava escuro e faltavam algumas horas para o sol “dar as caras”. Fazia muito frio, mas a excitação da novidade era grande demais para nos incomodar. Pouco a pouco  víamos balão por balão sendo montado e aceso e, ansiosos, aguardávamos a nossa vez de voar, a nossa vez de admirar o nascer do sol.

O balão sai do chão no escuro e, a medida em que ganha altura, se aproxima da luz do dia. Eis que o condutor nos informa que o sol nascerá em 10 segundos. E no momento em que liga o fogo do balão ele inicia a contagem regressiva: 10,9,8,7…. UM! E O SOL NASCE!

INESQUECIVEL! Um momento único que fecha qualquer viagem com “chave de ouro”. Foi difícil dizer “ATÉ LOGO GOREME”. Muito difícil!

Eu ja tive oportunidade de viajar por muitos lugares incríveis, por cidades que respiram cultura e por países que remontam a história. Mas, nenhum deles se compara a grandiosidade e a beleza do amanhecer da Capadócia!

Vamos agora nos encantar com as belas imagens, com direitos autorais de Felippe Calmon. Depois das imagens, vou aproveitar para introduzir um pouquinho de referência histórica da Capadócia.

capadocia

Parque Nacional de Goreme. @felippecalmon

Parque Nacional de Goreme. @felippecalmon

Parque Nacional de Goreme. @felippecalmon

capadocia3

Parque Nacional de Goreme. @felippecalmon

capadocia4

Parque Nacional de Goreme. @felippecalmon

capadocia5

Preparando os balões. @felippecalmon

Prontos para a viagem. @felippecalmon

@felippecalmon

capadocia9

@felippecalmon

@felippecalmon

@felippecalmon

@felippecalmon

@felippecalmon

@felippecalmon

capadocia10

@felippecalmon

@felippecalmon

A Capadócia é uma região histórica e turística da Anatólia central, na Turquia. As características mais distintivas da região são as formações geológicas únicas, resultado de fenômenos vulcânicos e da erosão, e o seu rico património histórico e cultural, nomeadamente cidades subterrâneas e inúmeras habitações e igrejas escavadas em rocha, muitas destas com admiráveis frescos e essas cidades subterrâneas serviram de abrigo aos antigos cristãos. Em 1985, o Parque Nacional de Göreme, uma das áreas mais famosas da região, com 9. 576 ha, foi declarada Património Mundial pela UNESCO. (fonte:   wikipédia). O Parque Nacional de Göreme ocupa uma série de vales em volta da aldeia de Göreme.

It’s only fair to share…
Share on FacebookShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone

Leave a Comment