New York, New York!

O que dizer de New York? Seria escrever indeterminadamente. Como foi bem cantada por Frank Sinatra, a cidade é a princesa dos turistas e onde tudo acontece! Não sei dizer precisamente o que mais me encanta, pois já não estou mais acostumada com o “burburinho” das cidades grandes e agitadas, mas todas as vezes em que fomos a passeio ou até mesmo de passagem por conexões para outros lugares, tem alguma magia que dá um gostinho de quero mais!

É a cidade mais populosa dos Estados Unidos. É também a terceira cidade mais populosa da América, atrás de São Paulo e Cidade do México. Nova Iorque abriga a sede da Organização das Nações Unidas (ONU), sendo um importante centro para assuntos internacionais e amplamente considerada como a capital cultural do mundo. Localizada em um dos maiores portos naturais do mundo, a cidade é composta por cinco bairros: Bronx, Brooklyn, Manhattan, Queens e Staten Island.

O Central Park é na verdade composto por mais de cem parques menores, que no total possuem quatro quilômetros de comprimento e 800 metros de largura. Possui inúmeros campos de esportes, jardins, um lago, playgrounds e muita área verde disponível, além de um shopping center, um zoológico e um zoológico infantil.

experiencias-de-viagens-new-york-central-park-view

Vista Panorâmica do Central Park pelo lado sul.

experiencias-de-viagens-new-york-central-park

Visão do lado sul do Central Park

experiencias-de-viagens-new-york-central-park-reservatorio

Reservatório Jacqueline Kennedy no Central Park

experiencias-de-viagens-new-york-central-park-gate

Portão Sul, Central Park

experiencias-de-viagens-new-york-central-park-imagine

Em Strawberry Fields

experiencias-de-viagens-new-york-strawberry-fields

Strawberry Fields

experiencias-de-viagens-new-york-central-park-vista

Nova Iorque tem muitos cognomes. O mais famoso deles é “A Grande Maçã” (“The Big Apple“), expressão mundialmente conhecida. Outros apelidos incluem “Gotham“, “a Cidade Nua” (“the Naked City“), “A capital do mundo” (“The capital of the world“) e “A cidade que nunca dorme” (“The city that never sleeps“), termo imortalizado pela voz de Frank Sinatra, em sua interpretação da famosa canção “New York, New York”.

É a cidade mais multicultural dos Estados Unidos, e uma das mais diversificadas etnicamente do mundo. É atualmente a segunda maior porta de entrada de imigrantes do país, superada apenas por Los Angeles. Sua multiculturalidade lhe proporciona um sabor internacional e o estereotótipo de que os Estados Unidos são uma “nação de imigrantes”. O governo municipal emprega milhares de tradutores, capazes de traduzir um total de 180 idiomas diferentes.

Por causa de grandes congestionamentos, especialmente em Manhattan, e de um excelente sistema de transporte público (especialmente seu sistema de metrô), seis de cada dez pessoas usam o transporte público ou vão a pé para o trabalho, criando um tipo de “cultura pedestrial”, sensivelmente diferente daquela existente em outras grandes cidades americanas (destaque para Los Angeles), onde é a “cultura do carro” que predomina. Por curiosidade, mais de 65% da população não possuem carros. Mesmo o ex-prefeito, o bilionário Michael Bloomberg, usa trens públicos todo dia como meio de locomoção. (wikipedia)

Nova York, a mais rica e influente cidade do planeta pulsa dinamismo e agito cultural. Você já viu essas ruas, praças e edifícios em dezenas de filmes, mas uma visita in loco é sempre um encontro com o inusitado e o fascinante. É impressionante perceber que a verticalidade de seus arranha-céus, como o Empire State Building, combina perfeitamente com as linhas horizontais da Brooklyn Bridge ou os gramados do Central Park. Os musicais nas casas ao longo da Broadway complementam a grandiosidade de super-museus como o MoMA, o Metropolitan e o New Museu.

Para circular pela Big Apple abuse das linhas do metrô, sempre práticas e perto das melhores atrações, e evite os táxis para não correr o risco de ficar preso no famoso trânsito local. As opções de compras são as mais variadas que se pode imaginar, de brinquedos a roupas, de eletrônicos a livros raros, afinal não há cidade que melhor simbolize o capitalismo que Nova York, afinal, ícones como Wall Street e a Nasdaq estão aqui.

Para quem se sente meio claustrofóbico no meio de tanto concreto, a pedida são passeios pelo rio Hudson, Ellis Island ou a Estátua da Liberdade, a tríade que recebeu, por séculos, levas e levas de imigrantes que formaram a cara e a alma da cidade. (viajeabril)

Acho que esse assunto “New York” vai gerar mais alguns posts, pois é impossível caber tudo numa única postagem 😀

experiencias-de-viagens-new-york-rockfeller-center

Cidade onde há uma mistura de países!

experiencias-de-viagens-new-york-rockfeller-center-flags

No Rockfeller Center

experiencias-de-viagens-new-york-rockfeller-center-foutain

Rockfeller Center

experiencias-de-viagens-new-york-manhatan-downtown

Manhattan, onde a agitação é constante…

experiencias-de-viagens-new-york-manhatan

Olha a cara de cansada…rsrsrs

experiencias-de-viagens-new-york-manhatan-comendo

Foto boa é assim, sem esperar…rsrsrs

experiencias-de-viagens-new-york-manhatan-yellow-taxi

Yellow cab in Manhattan, New York City.

experiencias-de-viagens-new-york-staten-island-boat

Staten Island Ferry (a ilha que fica do outro lado de Manhattan)

experiencias-de-viagens-new-york-travessia-de-barco

Travessia no Ferry

experiencias-de-viagens-new-york-city

Vista de NYC na travessia

experiencias-de-viagens-new-york-manhatan-view

Manhattan view

experiencias-de-viagens-new-york-estatua-da-liberdade

Estátua da Liberdade

It’s only fair to share…
Share on FacebookShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone

Comments (2)

Leave a Comment