Buenos Aires, Argentina
Nossa viagem para Buenos Aires fui há muito tempo, muitas coisas já mudaram e aconteceram por lá. Não tinha nenhuma idéia que um dia iria escrever um blog sobre viagens e naquela época íamos aos lugares e nem procurava saber antes onde iríamos, tudo por acaso! 🙂
Porém algumas coisas ficaram na mente e foi só uma atualização rápida na net para constatar o nome de lugares e coisas que vi, mas não registrei, por isso utilizei as fotos do google para ilustrar e falar dos lugares com mais propriedade, poucas que consegui guardar e algumas do meu filho em recente visita, não querendo deixar passar em branco essa experiência de viagem no meu blog. Lembro do passeio à Casa Rosada, da Plaza de Mayo, de ficarmos sentados nessa praça dando comida aos pombos. Lembro também da coisa que nós brasileiros mais gostamos: comprar … rsrsrs… e assim foi que percorremos à Rua Florida todinha à pé, entrando e saindo de lojas e parando nos restaurantes.
Falando em Plaza de Mayo, palco das maiores manifestações políticas, onde fica a La Casa Rosada (a sede da presidência da República Argentina) , esse é o lugar mais importante da cidade, portanto programe-se para passar algum tempo nesta praça historicamente e politicamente significativa, ver a Casa Rosada onde o Presidente da Argentina trabalha e onde Juan e Eva Perón pronunciaram discursos famosos de suas varandas.
Além de alimentar os pombos e as pessoas assistindo, também é um epicentro para demonstrações. As mães e avós de pessoas que foram “desaparecidas” pelo governo durante a Guerra Suja dos anos 70 e início dos anos 80 – Las Madres de Plaza de Mayo – realizam sua marcha semanal na praça. Você também encontrará muitos protestos contra a ocupação britânica e a propriedade das Ilhas Falkland (“Las Malvinas”).
Buenos Aires é a capital e cidade mais populosa da Argentina e localizada na margem ocidental do estuário do Rio de la Plata, na costa sudeste do continente sul-americano.
Passeie na Avenida Corrientes, que é uma das principais e mais famosas ruas de Buenos Aires e é nela que está localizado o Obelisco. É a “rua que nunca dorme” e você pode fazer o seu caminho pela cidade, vagando por ela. A movimentada Avenida Corrientes passa pelo Microcentro, distrito financeiro, pela rua comercial de pedestre, Calle Florida e pelo Obelisco. Existem inúmeras livrarias, cafés, pubs, teatros e lojas ao longo de suas bordas. Se não quiser fazer o percurso por si próprio, há passeios a pé que exploram a área circundante que começam em torno do Congresso Nacional.
Então, as ruas que não pode deixar de passar são: Rua Florida (Calle Florida), que é a ruas das compras, com várias lojas e a Galerias Pacifico que é um shopping com uma decoração incrível e com grandes lojas.
O que percebi é que Buenos Aires é uma cidade noturna, parece que tem mais pessoas a noite nas ruas que durante o dia, outra diferença é que a vida noturna começa tarde tanto para jantar (o hábito é sair para jantar depois das 21h quase 22h), como para quem gosta de baladas, pois a cidade é ótima para as noitadas que começam depois de 1h da manhã e vai até o começo da manhã. Ao contrário dos Estados Unidos, depois das 21h é difícil encontrar restaurantes abertos para jantar.
O Tango é a dança típica do país, uma mistura de drama, paixão e sensualidade! Pode-se ver várias demonstrações da dança por toda a cidade desde as grandes casas de shows até ao ar livre, nas ruas.
Buenos Aires lhe espera com seus bifes incríveis, vinho tinto e muitos lugares pitorescos para lhe ocupar por dias. Esta cidade raramente dorme e você terá a chance de explorar muitas feiras ou mercados de fim-de-semana, excelentes estabelecimentos gastronômicos, locais históricos, praças e museus durante a sua visita.
Saboreie um cálice de malbec, coma uma empanada no parque, ou saia e pratique suas habilidades de tango … ou deixe isso para os profissionais. Quando estiver cansado de explorar e fazer compras, peça um café com leche e relaxe ao lado dos Porteños (como se chama a gente da cidade), no estilo deles. “A Paris da América do Sul” com seus cafés intermináveis, discotecas, comidas deliciosas e arquitetura européia estará pronta para quando você se recuperar.
Um dos restaurantes indicados para provar um bom steak, acompanhado de um malbec é o La Cabrera. Afinal de contas você está na Argentina, aqui a carne e o ato de se reunir para um churrasco (conhecido como “asado”) é uma grande parte da cultura argentina.
Não pode sair de Buenos Aires sem comer as Empanadas. É o lanche argentino por excelência, pequenos pastéias que vêm em formas infinitas e são vendidos em todos os lugares do kiosk de rua casual até as estações de ônibus, padarias e restaurantes. A massa pode ser cozida ou frita, e o interior pode conter qualquer coisa, desde carne picada até frango desfiado, presunto e queijo, cebolas ou cogumelos.
Prove também alguns Dulce de Leche and Alfajores. Dulce de leche é um super doce, pegajoso e à base de leite, remanescente do caramelo. É um favorito argentino. Pode espalhá-lo em torradas ou crepes, complementar o sorvete, ou comê-lo entre bolachas ou biscoitos – o que realmente criaria a popular sobremesa conhecida como “alfajor”. Você também pode comprar esses sanduiches de biscoitos recheados, mergulhados em Chocolate em muitos kiosks, cafés ou supermercados.
Confira o Bairro colorido de La Boca. Para aqueles edifícios icônicos, vibrantemente pintados e dança de tango na rua, vá até o bairro de La Boca durante o dia para excelentes fotografias. Enquanto alguns atestam que a área é um pouco desagradável à noite, este bairro agitado é o lar de duas principais atrações turísticas: a famosa rua colorida Caminito, cheia de obras de artistas, e La Bombonera, o estádio do mundialmente famoso futebol dos Boca Juniors e seu fã clube. Vagueie as ruas de paralelepípedos e saia antes do anoitecer. Clique nas imagens para vê-las em tela cheia.
Para concluir, quando fui ainda não tinha essa linda obra de arte, mas fiquei encantada quando descobri, ficando para um futuro próximo ir checar de perto. É a Floralis Genérica, um dos monumentos mais singulares da cidade, exibida permanentemente na Plaza das Nações Unidas. A enorme flor de aço inoxidável foi projetada pelo arquiteto argentino Eduardo Catalano e doou para a cidade no ano de 2002.
Em seguida, uma visão da Woman’s Bridge, ou Ponte das Mulheres, quando da visita do meu filho e nora nesta bela capital argentina!