Itália..bela e encantadora Itália (parte 2)
Hoje vou falar de Pádua e Verona. Foi uma breve passagem, mas inesquecível.
Começando com Pádua (Padova, em Italiano), quero dizer que a cidade é conhecida internacionalmente por ser a cidade onde Santo Antonio, famoso franciscano português, também conhecido como Santo Antonio de Lisboa – por ter nascido lá – passou parte de sua vida e veio a falecer em 1231 (não morreu propriamente em Pádua, mas a caminho). Tem um pouco mais de 200.000 habitantes e também é sede de uma antiga e prestigiosa universidade, a Universidade de Pádua (uma das mais antigas do mundo e a segunda mais antiga da Itália, só perde para Bolonha ).
Em Pádua se passa também parte da história da Peça A Megera Domada, de William Shakespeare.
Pádua está localizada na região de Vêneto, no nordeste da Itália. A cidade abriga a Basílica de Santo Antonio, mas ainda tem outros lugares que vale uma visita como a Piazza Prato della Valle (a maior praça da Itália), as Piazzas delle Erbe e della Fruta e a Cappella degli Scrovegni (que tem em seu interior uma enorme quantidade de afrescos de Giotto – pintor referência para os renascentistas ).
VERONA
Ahhh Verona!! Famosa pela linda e triste história de amor de Romeu e Julieta, da peça de Shakespeare…No centro da cidade existe uma vila onde, pelo que conta a história, Julieta morava. Este é um grande marco da cidade, que recebe a fama de cidade dos namorados, atraindo centenas de turistas. E esse tem sido o principal atrativo para turistas do mundo todo: visitar a sacadinha da casa da Julieta.
Ela é uma pequena cidade que muito se parece com Pádua. Também fica na região de Vêneto. Pode ser visitada praticamente em um dia. Verona é cercada por uma muralha (como as cidades medievais em geral) e é cortada pelo Rio Adige. Possui várias pontezinhas, como a Pietra e a Scaligero, que permitem uma bela vista da cidade. Fica a menos de duas horas de Bologna, Veneza e Milão.
No período romano Verona gozou de importância e prosperidade e ainda hoje os restos daquele momento glorioso tornam famosa a sua história: a Arena, Teatro Romano, Porta Borsari, o Arco dei Gavi.
Em geral você encontrará um lugar legal e aconchegante ao redor da Piazza Brà (a praça da Arena) que é o coração da cidade- o nome deriva do fato que um tempo era o campo suburbano, a “braida”- e é caracterizada pelo edifício símbolo da cidade, a Arena ou da Piazza Erbe (próxima à Casa da Julieta). E se quiser um lugar mais tranquilo, opte por algum café ou trattoria às margens do Rio Adige.
A cidade foi declarada patrimônio da humanidade pela UNESCO por causa da sua estrutura urbana e arquitetura.