Siena, encantadora cidade medieval!
Siena se diz ter sido fundada por Aschio e Senio, filhos de Remo, um dos fundadores lendários de Roma, e assim, o emblema de Siena é a loba que amamenta Rómulo e Remo, e você vai encontrar muitas estátuas em toda a cidade.
A cor das fachadas, cor de terra, e das coberturas, faz com que a paisagem da cidade seja harmoniosa e agradável de assistir. Siena não mudou muito desde a idade média até os dias atuais e caminhar por suas ruas é uma espécie de viagem no tempo, um olhar para um passado sublime.
Vista de cima, Siena parece um labirinto, de tão estreitas que são muitas de suas charmosas vielas. O emaranhado de ruazinhas – delicioso de se percorrer – contrasta com a amplitude da Piazza del Campo, uma praça inclinada, em tijolos vermelhos, em forma de concha, lar do Palazzo Pubblico, com seu imponente campanário (Torre del Mangia) do século 14. No chão dessa Piazza pode-se ver 9 linhas brancas, que representam os 9 membros do governo de Siena no século XIV. Na parte superior, vemos a Fontana Gaia, de 1419. Mais ao norte está a Piazza del Duomo com sua fabulosa catedral, do século 12.
Siena é cercada por vinhedos dos quais se extraem estupendas garrafas do autêntico Chianti!
Bem, chegamos de ônibus, fretado pelo grupo da família e amigos, para termos mais comodidade e sem limitação de horários. Logo de cara nos deparamos com a Basílica de São Domenico, que fica no alto de uma colina e é possível avistá-la de longe. Essa basílica é também conhecida como Basílica Cateriniana, contém relíquias de Santa Catarina de Siena e uma capela dedicada a essa santa. Santa Catarina nasceu em Siena e ali ingressou na igreja, mais tarde dedicou-se a cuidar dos doentes por ocasião da peste na Europa, assim como teve atuação importante em relação a disputas na igreja.
Depois das caminhadas pelas ruas apertadinhas, mas mimosas, paramos para uma relaxada na Piazza Del Campo e seguimos para um dos diversos restaurantes que tem ao redor. Pedi logo uma coisa que nunca tinha comido: flor de abobrinha recheada com queijo ricota e um creme a la mediterraneo, acompanhado de um bom vinho! Não é que gostei?!!! 🙂 Adoro uma novidade…
A cidade é pequena e os principais lugares para se conhecer cabem perfeitamente num dia de visita, ótimo bate e volta para quem está em Florença.
Tatiane -
Que delicia de passeio!
Maria O'Leary -
Foi mesmo, vou recordar por um bom tempo!