Gatlinburg – Tennessee
Foi um dos passeios mais aventureiros que já fizemos, acho que só posso comparar com o da Grécia, em matéria de subir serra, descer serra e nos “embrenhar” por trilhas. Fred, meu cunhado, ainda era vivo e ele gostava de acampar e correr atrás de “woodcarving shops”, porque era escultor de madeiras. Rodamos metade da cidade procurando um local de acampamento que nos foi indicado e já quase no final do dia achamos o tal lugar, armamos nossas barracas, mas para começo de conversa não gostei muito, fiquei me “pelando” de medo que aparecesse animal selvagem à noite, ouvia até os mínimos barulhos. Porém tinha toda estrutura: banheiros públicos, áreas de picnics e iluminação ao redor. Estávamos já cansados da viagem que pegamos no sono logo, no outro dia veio a reclamação que meu cunhado deixou o rádio dele ligado alto a noite quase toda e incomodou os vizinhos das outras barracas. Decidimos sair pois o preço da taxa para acampar e o valor que se pagaria para deslocamento (era afastado da cidade) era equivalente a de um hotel, então optamos por este, com a comodidade de termos restaurantes por perto.
Fomos a vários lugares, inclusive uma esticadinha a Pigeon Forge a cidade parece um parque de diversão, com diversas coisas a fazer.
Gatlinburg é uma cidade localizada no estado norte-americano de Tennessee, no Condado de Sevier. É também uma cidade resort de montanha com foco no turismo, situada na fronteira do Great Smoky Mountains National Park. Ela oferece atrações durante todo o ano para os visitantes, como o Aquário de Ripley e Museu, o Gatlinburg Sky Lift e Aerial Tramway. Gatlinburg também atende a turistas durante o inverno, com esportes de neve e uma variedade de festividades, a maioria dos que acontecem em dezembro.
Festival de Inverno mágico
A mágica do festival de inverno é ver o centro de Gatlinburg iluminado com milhões de luzes e as ruas repletas de carros alegóricos, balões de hélio gigantes, cantores, contadores de histórias e marchas com bandas. O desfile acontece na primeira sexta-feira de cada dezembro. Por uma taxa, os visitantes podem andar de bonde pelo meio das festividades.
Esqui
Gatlinburg é o lar do único resort de esqui no Tennessee. O resort Ober Gatlinburg está situado no Monte Harrison e tem oito pistas adequadas para todos os níveis de esquiadores e snowboarder. O resort também tem uma área de patinação no gelo e parque com diversas filas de tubes na neve, com uma queda vertical de 50 pés. O resort tem um bonde aéreo para o transporte de visitantes de duas milhas do centro de Gatlinburg.
O “Aquarium of the Smokies of Ripley” tem mais de 10.000 criaturas marinhas exóticas contidas em salas de aquários disponíveis para os visitantes. As exposições do aquário incluem Floresta Tropical, Gallery of the Seas, Tubarão Lagoon, Coral Reef, Touch-a-Ray Bay, Discovery Center, Pinguim Playhouse e Stingray Bay. Cada exposição contém vida exótica para o deleite dos passeios turísticos. Os visitantes podem desfrutar da Ripley Aquarium 365 dias por ano.
Enquanto a montanha mais alta em Great Smoky Mountains National Park sobe pouco mais de 6.500 pés, um parque de cenário pitoresco é realçado por florestas exuberantes, formações rochosas cobertas de musgo, mais de 2.000 milhas de riachos calmos e montanhas imersas na névoa, lhe levando para uma paisagem de sonho. Uma boa indicação é fazer um passeio ao longo das 6 milhas da “Roaring Fork Motor Nature Trail”, uma trilha que viaja através da floresta densa pontilhada com cabanas de madeira rústica e moinhos. No final da estrada há uma trilha que leva os caminhantes através de um caminho cheio de pedregulho (5,4 milhas) terminando em Rainbow Falls, uma cachoeira de 80 pés correndo com névoa quicando pedras irregulares.
Depois de escalar as montanhas, é hora de subir em um elevador de 105 metros até o topo do Gatlinburg Space Needle para ver as espetaculares vistas das brumas e as vizinhanças. As crianças vão amar o centro de diversões localizado ao lado do Needle, que é cheio de atrações e jogos sensacionais.
É um local de férias em família, onde tem um comércio completo, brinquedos e bastante agitado. É uma excelente opção para ir com crianças e família, em qualquer época do ano. Tem diversão como:
- Hatfield & Mccoy- Dinner Show – jantar com dança e comédia e a cozinha da vovó com frango frito, milho, porco, sopa, a famosa e deliciosa broa de milho, purê e salada de repolho e sobremesas;
- WonderWorks- casa que ficou de cabeça para baixo, após furacão, uma visita que as crianças amam;
- Ripleys- Com coisas inacreditáveis num show onde as feições mudam;
- Magic Wonders- Show de mágicas;
- Country Tonite- Show de músicas e danças;
- Dolllywood Splash Country- Parque aquático e de aventuras;
- Dixie Stampede- Show com cavalos, emas e energia. Jantar incluso;
- Aquarium- Um gigante aquário com peixes da montanha e dinossauros. Esta é uma das grandes atrações do local
- Parrot Mountain and Garden- Show musical de todos os estilos;
- Hautend Adventure- Teatro de comédia
E vamos as montanhas (subir e descer ladeiras imensas..rsrsrs), passando por florestas, riachos e cachoeiras e finalmente chegando ao Clingmans Dome, que é uma montanha em Great Smoky Mountains a uma altitude de 6.643 pés (2.025 m), a mais alta montanha no Smokies, o ponto mais alto no estado de Tennessee e o ponto mais alto ao longo das 2.174 milhas (3,499 km) da Appalachian Trail.
Clingmans Dome é protegido como parte do Parque Nacional Montanhas Great Smoky. A 45 pés (14 m) há a torre de observação de concreto, construída em 1959 e listada no Registro Nacional de Lugares Históricos, oferece uma vista panorâmica das montanhas. Uma estação de monitoramento da qualidade do ar, operada pela Agência de Proteção Ambiental, é a segunda maior no leste da América do Norte.