Quatro Segredos da Fontana de Trevi – Roma
Roma, Itália é inegavelmente uma cidade rica em história, com um pé em seu passado antigo e a outra no dia moderno. Do Coliseu ao Fórum, a glória do alto do Império Romano ainda pode ser sentida. No entanto, marcos mais recentes desenham um número igual de espectadores em uma cidade cheia de turistas.
A Fontana de Trevi, que foi construída nos anos 1700, é talvez uma das estruturas mais emblemáticas de Roma. Construída no local de uma antiga fonte de água romana, é feita do mesmo material (pedra de travertino) como o Coliseu. Apareceu em filmes como La Dolce Vita da Fellini.
A Fontana de Trevi serve como uma maravilha moderna que liga de volta ao lendário passado de Roma. Aqui estão alguns fatos peculiares e lendas sobre a fonte.
1) O lugar onde está situada a Fontana é o de uma das fontes de água mais antigas de Roma.
A Fontana de Trevi situa-se na convergência de três estradas (tre vie, em italiano, do qual se deriva o nome) e é o ponto final de dois aquedutos antigos: Aqua Virgo e Acqua Vergine.
Construídos em 19 aC, diz-se que os aquedutos foram nomeados para uma bela virgem que conduziu soldados sedentos a uma fonte que já existia no mesmo local. O aqueduto forneceu uma fonte vital de água para o movimentado centro de Roma e seus muitos banhos públicos.
2) O arquiteto original morreu antes da sua conclusão.
Assim como a igreja da Sagrada Família em Barcelona, o arquiteto original da Fonte de Trevi, Nicola Salvi, morreu antes de “poder viver” para ver seu plano se concretizar. Em 1730, quando o papa Clemente XII ordenou uma competição para encontrar um arquiteto para a fonte, Salvi perdeu para o competidor Alessandro Galilei.
No entanto, os cidadãos de Roma criticaram o fato de um florentino ter ganho e, em última instância, a comissão do projeto foi para Salvi. A construção começou em 1732 e Salvi morreu em 1751. Após sua morte, o escultor Pietro Bracci supervisionou o progresso até sua conclusão em 1762.
3) A escultura “Ace of Cups” foi construída por vingança.
.Dizem que durante a construção da fonte, um barbeiro local ficou constantemente irritado com o ruído e os detritos. Dia após dia, ele incomodava Salvi com sua consternação. Com entusiasmo, Salvi ergueu a escultura “Ace of Cups” à esquerda da fonte para que o barbeiro nunca tivesse uma visão da obra-prima uma vez que fosse concluída.
4) Moedas jogadas na fonte vão diretamente para a caridade.
O filme “Three Coins in the Fountain”, de 1954, estabeleceu a tradição de lançar trocos sobressalentes, extras na Fonte de Trevi. A legenda diz que uma moeda jogada com a mão direita sobre o ombro esquerdo irá garantir-lhe um retorno seguro à Roma no futuro, enquanto uma segunda moeda terá seu retorno com um romance.
E uma terceira? Um casamento romano. Desejos à parte, desde 2006, a caridade católica romana Caritas catalogou cerca de 3.000 euros por dia e usou para programas de alimentação e sociais em todo o mundo.
(fonte: tradução do site msn)