Boston, também apelidada de Beantown

Bem, depois de Cape Cod, voltamos para Boston para desbravar o que poderíamos, dentro do pouco tempo que nos restava para voltarmos para casa. Confesso que, à princípio, não tinha muita vontade de conhecer, pois de tudo que já sabia, me parecia que só ia ver coisas de guerra, mas me surpreendi e acabei achando muito prazeroso, principalmente porque me “esbaldei” no Boston Public Garden.

Uma das cidades mais antigas dos Estados Unidos, fundada em 1630, com aproximadamente 4.5 milhões de habitantes, um dos invernos mais rigorosos do país e muita área livre para visitar. Além disso, Boston carrega uma história que se confunde com a história da independência americana, pois foi da capital do Estado de Massachusetts que saíram mentes lutadoras como a de Benjamin Franklin.

É a capital e a maior cidade do estado de Massachusetts. O papel fundamental que desempenhou na Revolução Americana é destacado na Freedom Trail, uma rota de 2,5 miles, ou seja 4,02 quilomêtros, a pé, de locais históricos que conta a história da fundação do país. E não é segredo que Boston é rica em história. Desde a Revolução Americana até o local da primeira escola pública, é uma cidade com histórias para contar.

Massachusetts Korean War Veterans Memorial, fica do outro lado do USS Constitution Museum

É mais conhecida por seus famosos “baked beans”, Fenway Park, Maratona de Boston e, claro, pelo bar de Cheers (bar clássico, com fachada icônica, que inspírou a série de TV “Cheers”). Lembra da famosa série americana com o mesmo nome? Pois é, o Cheers é um bar perfeito para quem quer começar a descobrir o que visitar na cidade. A decoração é bem no estilo bar americano com o ambiente dividido em duas partes. Uma para o restaurante e outra para o bar. Acabou que chegamos lá meio que por acaso, já tinha ouvido falar, mas depois de andarmos bastante pelo Boston Common e Boston Public Garden deu vontade de tomar aquela cervejinha gelada e como na saída do parque já era a avenida que pegaríamos o Uber, avistamos do outro lado o Cheers. Opa! não contamos duas vezes e para lá nos dirijimos.

Curiosidades:

  • Bem, mas porque Boston ganhou o apelido de “Beantown”? De acordo com o Boston-Online.com, nos tempos coloniais, uma comida favorita de Boston era o feijão cozido no melaço por várias horas. Marinheiros e comerciantes chamavam de “Beantown”, enquanto os habitantes locais não se referiam à sua cidade com esse apelido.
  • Você sabia que Boston tem o segundo campeonato esportivo mais profissional entre as cidades dos EUA (39 campeonatos gerais para cinco grandes ligas)? Pois é.

Algumas considerações sobre os principais pontos turísticos de Boston, que achei indispensáveis em conhecer para uma viagem curta:

Freedom Trail: Foi por lá que começamos, mas fizemos o caminho inverso. Ao invés de iniciarmos pelo Boston Common, fomos direto para o Museu da Constituição. A Trilha da Liberdade é um caminho de 4.02 quilômetros de extensão pelo centro de Boston, que passa por 16 locais significativos para a história dos Estados Unidos. Marcado em grande parte com tijolo, ele serpenteia entre Boston Common e o Bunker Hill Monument em Charlestown. Toda a trajetória é marcada por essa linha de tijolos que te indica por onde ir, não tem como se perder! É programa para um dia inteiro se você for parar em todos os lugares, como museus, navio da constituição, monumentos etc. Nós não entramos em todos, apenas de passagem para fotos.

Ao longo de todo o percurso, encontra-se essa placa, seguindo a trilha dos tejolinhos…

Os pontos históricos que serão visitados na Freedom Trail de Boston são:

  • Boston Commom
  • Massachusetts State House
  • Park Street Church
  • Granary Buriyng Ground
  • King’s Chapel E King’s Chapel Burying Ground
  • Boston Latin School
  • Old Corner Bookstore
  • Old South Meeting House
  • Old State House
  • Boston Massacre Monument
  • Faneuil Hall
  • Paul Revere House
  • Old North Church
  • Copp’s Hill Burying Ground
  • USS Constitution
  • Bunker Hill

Bunker Hill Monument. 294 andares. Todos os anos, centenas de milhares de visitantes de perto e de longe vêm a este site para aprender sobre a batalha, escalar o monumento, procurar espaços verdes e encontrar inspiração. Hoje, uma visita a Bunker Hill é mais do que apenas uma escalada desafiadora para uma vista incomparável da cidade. A histórica 1901 Bunker Hill Lodge fica ao lado do Monumento e abriga a estátua de Joseph Warren, retratos e um canhão da Guerra Revolucionária, “The Adams”. Os visitantes que desejam subir quando o Monumento está aberto, entram pelo Bunker Hill Lodge.

Bunker Hill Monument, parece com o Washington Monument, não é? Foto crédito: wikimedia (não consegui uma foto boa)

Faneuil Hall Marketplace Shopping center com muitas lojas e restaurantes, incluindo 3 edifícios históricos de mercado e um calçadão. Este outro prédio histórico americano foi construído no ano de 1742 e teve participação destacada em alguns eventos políticos do estado de Massachusetts, como a resistência a tropas inglesas durante a revolução. Hoje é um mercado que inclui o Quincy Market, com restaurantes, lojas e eventos e o Haymarket, um mercado aberto onde se pode comprar produtos locais e frutos do mar, Casa de Paul Revere e o Faneuil Hall (que é um lugar de história e comunidade, existe desde o início dos anos 1700. Um mercado e uma sala de reunião embrulhado em um pacote vermelho, branco, e azul, este ponto de referência foi o local de discursos de pessoas como Samuel Adams e James Otis – figuras importantes na história da independência americana).

E o Faneuil Hall é apenas uma das peças elementares do grande mercado. Três edifícios, o North Market, Quincy Market e South Market, estão repletos de grandes tesouros. Ande através da multidão e encontre algo com os vários vendedores locais para levar para casa. Você também poderá vislumbrar os talentosos artistas de rua locais – alguns fazem malabarismos e dançam, enquanto outros ficam de pé como estátuas.

O que ver no Faneuil Hall: lá dentro possui inúmeras pinturas e esculturas de bustos de ativistas da Guerra Revolucionária. Vague pelo corredor para descobrir uma história visual, ou erga a cabeça para ver o cata-vento Grasshopper no alto do Faneuil Hall.

Para muitos, o Faneuil Hall Marketplace é sinônimo de artistas de rua de classe mundial, exibindo atos inimagináveis de malabarismo, acrobacias e muito mais para multidões de turistas e moradores locais que se reúnem para assistir. As performances de rua que os visitantes chegaram a se identificar com o Faneuil Hall nasceram com a revitalização histórica do Marketplace e estão fortes desde 1976.

Apresentação de artistas de rua

Old North Church: Ponto de partida da histórica cavalgada de Paul Revere, esta igreja guarda relíquias da época da independência, o mais antigo relógio em funcionamento em um prédio público americano e lustres de 1700.Tanto a Old North Church quanto a casa de Paul Revere são atrações imperdíveis do bairro histórico de North End. Veja de perto a casa de Paul Revere, o mensageiro que anunciou aos líderes patriotas que os britânicos estavam chegando. Visite a Old North Church, onde foram penduradas as lanternas para alertar as pessoas da marcha britânica para Lexington e Concord.

Freedom Trail – Old North Church

Old North Church, vista de outro ângulo

Pináculo da igreja

Freedom Trail no North End, passagem para a casa de Paul Revere

Estátua de Paul Revere no extremo norte de Boston, com a antiga igreja do norte ao fundo.

Porto de Boston e USS Constitution – O porto de Boston é a casa do USS Constitution, uma embarcação naval famosa usada durante a guerra de 1812. Depois de derrotar o navio de guerra britânico HMS Guerriere, o USS Constitution foi apelidado de “Old Ironsides”, quando seu exterior resistente e forte permaneceu ileso depois de ser jateado com canhões inimigos. Dirija-se ao porto e faça uma viagem ao passado, enquanto você aprende sobre a história da guerra naval.

Old State House – é um edíficio histórico em Boston, construído em 1713, foi sede do Tribunal Geral de Massachusetts até 1798 e é um dos edifícios públicos mais antigos dos Estados Unidos.

Placa indicativa da Old State House, na Freedom Trail

Old State House

Boston Common é um parque público central no centro de Boston, Massachusetts e o início da Freedom Trail. Às vezes é erroneamente referido como o Boston Commons. Datado de 1634, é o parque municipal mais antigo dos Estados Unidos. Tem até uma fonte de uso comum, a “Frog Pond”, que se transforma em pista de patinação no inverno. Cheia de árvores e gramados, é ideal para passar uma tarde agradável, passeando.  E atravessando esse vasto parque, do outro lado está o Boston Public Garden, antigo também.

Boston Common

Boston Common

Fonte no meio do parque Boston Common

Comum se ver por todos os lugares, pessoas vestidas de personagens históricos, contando as passagens da história relacionadas a cada canto da Freedom Trail.

New England Holocaust Memorial

Com 6 impressionantes torres de vidro de mais de 16 metros de altura, o New England Holocaust Memorial foi construído no ano de 1995. Em cada uma das torres estão gravados números que representam os seis milhões de vítimas do terror que foi o Holocausto. Cada uma delas simboliza os seis grandes campos de extermínio usados durante a guerra. Para espairecer, você pode ver também um caminho de granito onde se encontram diversas citações de sobreviventes.

Holocaust Memorial, dedicado ao povo judeu que foi assassinado pela Alemanha nazista durante o Holocausto

Nas paredes de vidro estão gravados os nomes…

O bairro North End é o mais antigo de Boston, e sua arquitetura é tão bela quanto é histórica. Ao passear ao longo das ruas de paralelepípedos, repare nos designs resistentes.

Como pode-se ver, outro personagem histórico neste ponto do bairro North End

Pausa para o descanso….

E uma ladeirinha para subir…

BOSTON PUBLIC GARDEN: Em contraste com o Boston Common, o Public Garden foi o primeiro jardim botânico público na América, criado em 1837. Era decorativo e florido desde o início, com caminhos sinuosos para passear. Imperdível para os amantes da natureza, onde ficam os pedalinhos, que se tornaram uma tradição e um símbolo da cidade de Boston. O Public Garden, também conhecido como Jardim Público de Boston, é um grande parque no coração de Boston, adjacente ao Boston Common. Faz parte do sistema de parques Emerald Necklace e é delimitada pela Charles Street e Boston Common ao leste, Beacon Street ao norte, Arlington Street e Back Bay ao oeste e Boylston Street ao sul. Com lagoa, passeio de barco, fontes etc.

Uma bela ponte adorna o lago…

Patos e gansos por todos os lados

Estátua de George Washington

Outro ponto interessante, na passagem pela Freedom Trail é  O Boston Irish Famine Memorial (embora não faça parte da Trail). É um parque memorial localizado em uma praça entre Washington Street e School Street, em Boston, Massachusetts. O parque contém dois grupos de estátuas para contrastar uma família irlandesa sofrendo durante a Grande Fome de 1845-1852 com uma família próspera que emigrou para a América.

O Boulevard Seaport também é outro lugar imperdível de conhecer, com vários piers, repletos de restaurantes, lojas, cinema e uma vida noturna vibrante, no verão! Seaport é o novo bairro movimentado de Boston, com um apelo único. Ficamos hospedados aqui e adorei o lugar, a localização!

World Trade Center, no Seaport Boulevard

Boulevard Seaport

Ao longo do Boulevard…

Aqui também que está a Cisco Brewers,  uma cervejaria da ilha do sul de Cape Cod, Nantucket, com sua premiada cerveja artesanal e vinho, emparelhado com bar cru e tacos do Loco Taqueria & Oyster Bar, petiscos da Luke’s Lobster e fatias da Flatbread. O pátio de cerveja ao ar livre conta com o extenso portfólio de cervejas da Cisco Brewers, incluindo as favoritas da Nova Inglaterra como Wale’s Tale Pale Ale, Grey Lady Wheat Ale e sua mais nova cerveja Gripah.

Andando e clicando

Amei essa cidade…

Ao redor da estação ferroviária

Cemitério onde está enterrado Paul Revere

Placa no cemitério

Greenway Park, no North End de Boston

Centro d North End

Downtown North End

Vista do centro de Boston vista do parques North End de Greenway

Prédios interessantes e bonitos, em Boston

Ah, em Boston está também a famosa Harvard University, em Cambridge, mas não tivemos tempo de ir lá, ficará para uma próxima vez, então até uma próxima!

 

It’s only fair to share…
Share on FacebookShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone

Leave a Comment