Atenas e a mitologia grega
A Grécia sempre esteve entre um dos meus sonhos de realizar ainda nesta vida! E graças a tudo o que Deus tem me dado, tive a oportunidade de alcançar esse sonho, mas ainda quero retornar para rever e completar os outros lugares que não deu para ir!
Atenas é, ao mesmo tempo, uma das mais antigas cidades do mundo e uma das mais modernas da Europa. Contam pontos sua história, mas também suas belezas naturais (como suas ilhas e praias) e sua imponente arquitetura. Ela é a capital da Grécia e sua maior cidade também.
A sua mitologia é bastante valorizada e estudada. Ou seja: mais um motivo para se ter certeza que a história da Grécia não diz apenas respeito aos gregos, mas também a várias outras nacionalidades, uma vez que muitas situações que hoje vivemos e estudamos tiveram origem naquele país. Passar pelo centro onde estão os monumentos históricos dá a dimensão de se estar no berço da civilização ocidental. Há locais que datam de mais de 800 anos antes de Cristo.
Dividimos nossa estadia em Atenas em duas partes – 2 noites na ida e 1 na volta, após visitarmos as ilhas. Escolhemos um hotel no bairro de Plaka, nas cercanias da Acrópole, hotel simples, mas de um bom gosto incrível, justamente pela ótima localização. O bairro em si já valeria a pena, mas por que não ser abençoado pelos deuses (gregos) e ter como vista a Acrópole de um lado e o Portão de Adrianou de outro? A Acrópole e Parthenon podíamos ver deitados na cama, com as luzes apagadas e apenas aquele monumento maravilhoso iluminado.
Agora como a crise econômica na Grécia criou uma certa periculosidade em alguns bairros, evite carregar itens à mostra, principalmente à noite.
Uma saída básica para explorar os arredores. Conhecemos também um casal de gregos muito hospitaleiros, donos de uma loja onde compramos souvenirs, que nos levaram em lugares onde turistas geralmente não vão…assim é que se conhece verdadeiramente a cultura local e os preços não são exorbitantes, depois eles nos levaram de volta ao hotel! Aliás, quero ressaltar que todas as pessoas gregas que tivemos oportunidade de conhecer foram de uma hospitalidade ímpar!
No próximo post fotos dos monumentos!
Dileusa -
Grécia. .. berço da civilização! Deve ser incrível vê de perto, tocar monumentos que primeiramente a gente só conhecia através de livros, coisas de um tempo e de um lugar longínquos…. Deve ter sido uma experiência fantástica! Parabéns pelo blog, nos acrescentando cultura!
Maria O'Leary -
Obrigada, Dileusa! Sim, é uma experiência fascinante mesmo, poder ver de perto esse berço da civilização, respirar sua história…