No país do Papai Noel – Finlândia
É… pois é, nunca pensei que um dia iria ao encontro da lenda viva, pisar na terra do bondoso velhinho (apesar de não ter tido a oportunidade de ir a Lapônia para visitar a cidade do famoso ilustre personagem, que povoa a mente e os sonhos de toda criança…será que ainda é assim? pelo menos no meu tempo era..hehehe). Mas, para a minha grata surpresa, tive a chance de ver e tocar pela primeira vez uma rena, já era alguma coisa, uma vez que tinha visto nos filmes, ela ou elas puxando o trenó…
Chegamos em Helsinki em plena época do Natal e exatamente no dia em que estava acontecendo uma parada muito bonita na principal rua do centro da cidade. Não pude conter a emoção com a alegria da criançada que estava participando do desfile, todos com os olhinhos brilhantes de emoção e as bochechinhas rosadas pelo frio castigante dessa época do ano. As músicas eram lindas e as ruas se encheram de um colorido especial com os balões vermelhos. Eu corria de um lado para o outro com minha camera e Steve com a filmadora, não queríamos perder nenhum momento, mas era difícil se movimentar no meio daquela multidão.
Olhem que fofinhos…assistam o vídeo:
Não quero deixar passar em branco a nossa grande chegada em Helsinki através de um lindo navio, onde estava havendo um concerto de rock…Pode imaginar isso? Para mim foi um fato inusitado. Tinha uma fila enorme dos roqueiros logo na chegada ao navio, o que demorou um pouquinho para embarcarmos…mas adorei o clima descontraído (mais um pouco barulhento..rsrsrs..). Pena que o video que fiz do concerto teve arranhões no tape. Nos divertimos bastante naquela noite e após participarmos um pouco da festa de rock, fomos para o night club do navio para curtimos outra “balada” mais a nossa cara…música pop (com um pequeno video aqui, abaixo, após as fotos).
Agora o vídeo de algumas apresentações e do night club:
– Imagens da festa em torno da área do concerto…
Helsinque ou Helsinki (em Finlandês) com aproximadamente 560 mil habitantes, é a capital da República da Finlândia e a maior cidade do país. Está localizada na parte meridional do país, na costa do Golfo da Finlândia, e é uma das mais habitáveis e socialmente desenvolvidas capitais do mundo. Helsínquia forma uma conurbação com outras três cidades, Espoo, Vantaa e Kauniainen que, no seu conjunto, constituem a chamada Área Metropolitana de Helsínque, com uma população total de cerca de 1 179 000 habitantes, concentrando 1/5 da população do país. Fonte: wikipedia.
No ponto mais setentrional da Finlândia, o Sol não se põe durante 73 dias no verão e não chega a nascer durante 51 dias no inverno.
As compras são outra atração desta cidade… linda, limpa e moderna. Como era época de natal, aproveitamos e compramos uma árvore muito bonita, além de vários ornamentos natalinos, que não se vê no Brasil e se vê, são caríssimos! A Stockmann é uma mega loja de departamentos, criada em 1862 no centro de Helsinki e tudo que se imagina pode ser encontrado neste lugar e foi lá que fizemos a festa!
Há muitos restaurantes excelentes, onde os sabores russos e escandinavos se misturam com os ingredientes locais, incluindo salmão, arenque báltico, rena e um tipo de framboesa do Ártico, as cloudberies. (Ravintola quer dizer Restaurante). Preferimos, no entanto, um restaurante chinês, elegantemente decorado.
Segundo a revista britânica Monocle, que publica anualmente uma pesquisa com as 25 melhores cidades do mundo de acordo com a qualidade de vida, a resposta é clara. Após três anos na quinta posição, Helsinque situa-se na primeira posição, sobre Zurique e Copenhaguen, em segundo e terceiro lugar, respectivamente. A revista se baseia em quesitos como taxas de criminalidade, mas também aspectos como a qualidade do ar, os lugares onde morar, se é possível encontrar lojas abertas aos domingos ou se a cidade é um centro de inovação urbana em relação à ecologia e aos transportes públicos. Fonte: Terra
Lá é um lugar onde tudo parece funcionar bem, na hora certa, de modo certo. Os carros param para os pedestres atravessarem a rua e estes não atravessam as ruas fora das faixas, quase que não se ouve buzinas, os motoristas de táxi não “passam os turistas para trás” na hora de cobrar a corrida, os bondes passam nos pontos na hora certa.
A primeira impressão que os visitantes acostumados ao tumulto de outras grandes cidades tem ao caminhar pela cidade é a de uma agradável paz, combinada com uma incomum sensação de segurança.
A cidade é relativamente pequena, calma e fria, e isto desestimula quem gosta de agito e movimento. É um lugar ideal para ser percorrido a pé, pois suas principais atrações estão na região central. Mas ao mesmo tempo, pode-se dizer que ela é o tipo de cidade da qual é impossível não levar uma forte impressão, principalmente devido à organização, limpeza e educação de seus moradores, o que pode ser constatado em todos os lugares.
Silva santos rutanen maria josé -
Querida. A Finlandia é tudo isso que falastes.È tudo isso e muito, muito mais!! Posso assegurar, devido a convivencia com esse País maravilhoso, por mais de 30 anos. Da proxima vez, quando vens à Finlandia, iremos juntas visitar o Bom Velhinho,na sua casa em Rovaniemi na Laponia.
mariagbco -
Com certeza, amiga…iremos lá sim! Um grande beijo…
Sartenada -
Olá.
How wonderful it was to read that You have visited Finlândia. As Silva said above, Finland can offer some experiences. I give to here two links from posts:
Arctic Circle in winter.
World’s Biggest Snow Castle.
Abraços!
mariagbco -
Thank you, Sartenada! Yes, I loved my visit to Finland and I also have a friend that live there..
I started following your blog when I was searching more information or pictures of Finland..it gave me inspirations!